Otimiza WEB

Mantendo um bom relacionamento com clientes antigos, novos e potenciais clientes

Uma vez que você começou a prestar serviço ou oferecer seu produto pela internet, é importante ter uma lista de contatos e de clientes para nutrir um bom relacionamento com eles e, consequentemente, obter um fluxo constante de novas compras ou contratos.


Potenciais Clientes (Prospects)


Novos projetos são ótimos porque oferecem a você a chance de trabalhar com novas pessoas. No entanto, não subestime o valor dos antigos clientes que podem estar dispostos a solicitar seus serviços ou produtos regularmente, mantendo seu negócio sempre funcionando. 

Você pode aprender utilizar estratégias de prospecção ativa para conseguir novos clientes frequentemente. Mas mesmo se você conseguir fechar novos projetos, eles só irão durar por pouco tempo, o que significa que você ainda tem que continuar prospectando mais e mais ao mesmo tempo em que você trabalha nos clientes que já conseguiu recentemente. Isso logo se torna um complicado ato de malabarismo, a menos que você seja muito organizado. Isso também não significa que você deve deixar de fazer prospecção ativa, pelo contrário, faça prospecção e mire esforços em manter esses novos clientes felizes com o que você oferece.

Um cliente feliz é o seu melhor vendedor


Muitos empresários cometem o erro de focar demais nos prospects que negligenciam seus clientes atuais e antigos. Isso pode ser um grande erro. Clientes antigos que estão felizes com o seu trabalho são seus melhores recursos para marketing boca-a-boca e indicações. Não se sinta tímido em pedir uma opinião ou depoimento em relação ao seu trabalho e use isso ao seu favor.


Novos clientes

Se tratando de novos clientes, você precisa impressioná-los com o quão profissional e eficiente você é. Produzir o seu melhor trabalho mesmo sob prazos apertados é o que é ser um bom empreendedor. Comunique-se claramente, seja amigável, mas respeitoso, e você vai acabar obtendo clientes fiéis que realmente apreciam o que você faz.

Clientes antigos


O princípio Pareto diz que 80% do seu negócio virá de 20% de seus clientes.  É mais fácil        convencer alguém do seu valor quando já usou seus serviços e produtos (se você fez um bom trabalho), do que tentar convencer estranhos a lhe dar uma chance.

Seu Portfólio


Ao trabalhar com tantos clientes, pode ser fácil esquecer de atualizar seu portfólio para mostrar seu melhor trabalho, mas isso será exatamente o que os clientes em potencial      querem ver. No site do seu portfólio, você deve ter todas as informações e links de contato dos melhores exemplos do trabalho que você oferece – como artigos, imagens, histórias de sucesso e assim por diante.

E-mail marketing


Uma das formas mais fáceis de manter contato com clientes antigos, atuais e futuros é criar listas de e-mail marketing.  Um serviço como AWeber.com permite criar até 1000 listas em sua conta, então você não terá problemas em criar três listas separadas para nutrir essas diferentes relações (sim! Você deve se relacionar de maneira diferente com cada tipo de cliente).

Para clientes antigos e atuais, você pode enviar um boletim informativo uma vez por mês com algum conteúdo valioso relacionado ao nicho e quaisquer novos serviços que você possa ter adicionado ao seu negócio. Trate-os como se fossem especiais (o que é verdade), e considere oferecer-lhes descontos e cupons, ou pacotes de serviços especiais que façam parte de suas ofertas. Por exemplo, você pode ser um consultor de gestão de negócios e oferecer aos seus clientes mais fiéis uma chamada em vídeo sobre recursos humanos para toda equipe. Isso não vai te custar tanto e vai surpreender seu clientes fazendo com que cada vez mais ele fique apaixonado pelo seu trabalho, e consequentemente, continue fazendo negócio com sua empresa.

Para possíveis potenciais clientes, esses entram em sua primeira lista, ofereça um item gratuito útil relacionado ao seu nicho. Pode ser uma checklist, um e-book ou outro item que mostre que você é um especialista no assunto, e que pode ajudar os clientes a trabalharem de forma mais inteligente, não mais difícil. Em seguida, envie-lhes mais detalhes sobre os serviços que você fornece. 

Conclusão


Ao cultivar seu relacionamento com seus clientes atuais e antigos, bem como procurar por novos clientes, você fechará mais negócios com menos esforço.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn